Agradeço a Deus que me permite usar este espaço,para que eu possa contribuir para a pregação de Sua Palavra! Sejam benvindos aqui!
6 de mai. de 2010
OS DOZE E SEUS TEMPERAMENTOS - Continua
TIAGO - O apóstolo ambicioso
________________________________________
Curiosidades:
O nome Tiago foi extraído de Jacó, no vernáculo(linguagem pura regional).
Na lista dos 12, seu nome aparece entre o 2o e 3o lugar.Marcos 3:13, Lucas 6:12.
Tiago era irmão de Jacó, filho de Zebedeu e Salomé, e também era pescador.
Tiago era primo de Jesus, pois Salomé, sua mãe, era irmã de Maria (compare Mateus 27:56, Marcos 15:30, Marcos 16:1 e João 19:25).
Tiago foi um dos primeiros discípulos e fazia parte do círculo íntimo do Senhor. (Mateus 4:21, 17:1).$$
Características:Tiago se parece muito com sua mão Salomé, uma mulher que tem seu caráter delineado nas escrituras em cores bem vividas. Ela teve a ousadia de pedir para Jesus que no céu seus filhos fossem: "um-presidente, outro-primeiro ministro" (Mateus 20:21 ). Há mães que desejam que seus filhos realizem o que elas nunca conseguiriam. Uma coisa, porém, deve ser dito desta: ela seguia Jesus, ela cria Nele, e isto foi transformando-a Ela estava ao pé da cruz quando Jesus foi crucificado.Tiago herdou um pouco da ambição da mãe. Era o filho mais velho e trabalha como pescador com João seu irmão e com seu pai, possivelmente fossem sócios de Pedro e André no ramo ( Lucas 5:10 ).
Tiago era de temperamento forte e agressivo, a ponto de ser chamado por Jesus de "Filho do Trovão" ( Marcos 3:17 ). Tiago, juntamente com seu irmão João sugeriu a Jesus que viesse fogo do céu e consumisse os samaritanos, por não receberem Jesus (Lucas 9:54).
Mais tarde, encontramos Tiago e João confirmando a Jesus o pedido audacioso da mãe (Marcos 10:37 ). Jesus lhes responde: "não sabeis o que pedis". Isto é, no reino dos céus os lugares de honras não eram concedidos por favoritismos, mas por capacitação. Tão logo terminou a indagação, Jesus indaga também: "vocês poderão beber do meu cálice e serem batizados como meu batismo ( Mateus 20:22 ) ? Sem pensar e sem saber o que estava dizendo, o impetuoso Tiago foi logo afirmando: "podemos !", "beberemos !".
Tiago nunca imaginou que o cálice de Jesus era cálice de sofrimento, de agonia, luta e provação; e que seu batismo era a identificação com todos os homens, na cruz do amor e do perdão.$$
Onde trabalhou: Encontramos Tiago na Galiléia ( João 21:2 ) e em Jerusalém ( Atos 1:13 ).%%
Morte: Foi decapitado ( degolado ) ao fio da espada por ordem de Herodes Agripa I, no ano 44 AD., em Jerusalém. O livro de Atos registra sua morte prematura (Atos 12:2). Ele conseguiu realizar sua ambição bem cedo, bebeu daquela taça amarga que ele mesmo pediu para Jesus que queria experimentar.%%
Temperamento: Sangüíneo.
TOMÉ- O Apóstolo incrédulo
________________________________________
*Curiosidades:
O nome Tomé é derivado do hebraico "Taom", que significa gêmeo.
Também chamado por João de Dídimo, cujo sentido em grego é igual ao de Tomé em hebraico ( Jo 11:16 ).
Nas listas dos 12 apóstolos, seu nome aparece entre o sétimo e o oitavo lugar.%%
Características:Talvez Jesus o tenha escolhido para com ele encorajar todos aqueles que são teimosos, melancólicos, pessimistas por natureza, que estão sempre cheios de dúvidas. A primeira vez em que aparece é quando chega a notícia da morte de Lázaro. Imediatamente, Tomé sentiu o perigo e diz aos outros: "Vamos também nós para morrermos com Ele" ( Jo 11:16 ). Suas palavras revelam boas doses disfarçados de covardia, medo e insegurança, tentando contagiar o grupo. O duvidoso desencoraja outros!.Encontramos Tomé novamente no cenáculo. Jesus está falando do céu, do caminho para as moradas celestiais. Tomé pergunta: "Senhor, não sabemos para onde vais, como saber o caminho"? ( Jo 14:5 ) Tomé precisa de certezas, ele está cheio de dúvidas e Jesus caprichosamente esclarece o duvidoso. Para onde Eu vou ? Para o Pai. Qual é o caminho ? Eu sou o caminho. Como encontrá-lo ? Por Mim. Tomé recebeu mais do que pediu. Cristo é o caminho para Deus; a verdade está em Sua pessoa; Ele é a vida a ser vivida.
Vemos Tomé ainda no domingo de páscoa. Jesus ressurreto se apresenta a todos os apóstolos, menos a dois: Judas que está morto, e a Tomé que está ausente. Por que estaria ele ausente ? Talvez passou a viver frustrado, decepcionado e desiludido com Jesus. Quando os irmãos o convidam a reunir-se com eles, o incrédulo responde: "Se eu não vir nas Suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei" ( Jo 20:25 ). Depois de muita insistência dos irmãos, Tomé vai à reunião com eles. Jesus aceitar a arrogante condição imposta, dizendo: "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; Tomé não sejas incrédulo, mas crente" ( Jo 20:27 ). Aquilo foi demais para Tomé. Ele passa de hostilizador a aliado, pára de negar e começa a confessar, converte-se de incrédulo a crente. Coube a Tomé fazer a vibrante declaração: "Senhor meu e Deus meu"! Ele não contesta, não precisa provar nada, convencido por Jesus, ele crê. Jesus ainda disse a Tomé e a nós também: "Por que me viste, creste ? Bem-aventurados os que não viram e creram" ( Jo 20:29 ).
Onde trabalhou: Alguns relatos antigos dizem que Tomé pregou na Pérsia e talvez na Índia.**
Morte: Historiadores acreditam que o apóstolo Tomé foi morto a flechadas, quando orava. Sucumbiu como líder e mártir, com o crente fiel que Jesus lhe pediu para ser.%%
Temperamento: Melancólico, sem nenhuma dúvida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário