26 de jan. de 2012

CONTINUE LENDO,PESQUISANDO...


5. Mas os Dez Mandamentos não foram alterados?

Jesus diz: “E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei” (Lucas 16:17). Deus diz: “Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios” (Salmo 89:34). Note que os Dez Mandamentos saíram de Seus lábios. Êxodo 20:1 diz: “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo … [os Dez Mandamentos seguem nos versículos 2-17]“.
Resposta: Claro que não! É absolutamente impossível que qualquer parte da lei moral de Deus seja alterada. Todos os Dez Mandamentos estão vigentes ainda hoje.//
6. Será que os apóstolos observavam o sábado?
“E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras” (Atos 17:2). “Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos … chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se” (Atos 13:13, 14). “No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas” (Atos 16:13). “Ele [Paulo] discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos” (Atos 18:4).
Resposta: Sim, o livro de Atos deixa claro que Paulo e a igreja primitiva guardavam o sábado.//
7. Será que os gentios também adoravam no sábado?

Deus ordenou: “Bem-aventurado o homem que fizer isto … que se guarda de profanar o sábado” “E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, … todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração … porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos” (Isaías 56:2, 6, 7).
Os Apóstolos os ensinaram no sábado. “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas” “E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus” (Atos 13:42, 44). “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos” (Atos 18:4).
Resposta: Sim. Os apóstolos na igreja primitiva do Novo Testamento, não só obedeciam aos Mandamentos de Deus guardando o sábado, como também ensinavam os gentios convertidos a adorarem no sábado. Nunca nenhum deles se referiu ao domingo como dia santo.//
8. Mas não foi a observância do sábado transferida para o domingo em ocasião da morte e ressurreição de Cristo?
Resposta: Não, não há a mais remota sugestão de que o sábado foi mudado com a morte de Cristo ou Sua ressurreição. A Bíblia ensina exatamente o oposto. Por favor, leia com atenção as seguintes provas:
A. Deus abençoou o sábado.
“O Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxodo 20:11). “E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou” (Gênesis 2:3).
B. Cristo esperava que Seu povo ainda guardasse o sábado em 70 dC, quando Jerusalém foi destruída.
Sabendo que Jerusalém seria destruída pelos romanos em 70 dC, Jesus advertiu seus seguidores daquele tempo, dizendo: “Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado” (Mateus 24:20, ênfase adicionada). Jesus deixou claro que Ele esperava que o sábado fosse observado, mesmo 40 anos após a sua ressurreição. Na verdade, não há nenhuma insinuação em qualquer lugar nas Escrituras de que Jesus, Seu Pai, ou os apóstolos mudaram o sábado do sétimo dia para qualquer outro dia.
C. As mulheres que vieram para ungir o corpo morto de Cristo guardaram o sábado. Jesus morreu na “véspera do sábado” (Marcos 15:37, 42), que agora é chamado de Sexta-Feira Santa.
As mulheres prepararam especiarias e unguentos para ungir o Seu corpo, em seguida, “no sábado repousaram conforme o mandamento.” (Lucas 23:56). Apenas quando “passado o sábado” (Marcos 16:01) vieram as mulheres no “primeiro dia da semana” (Mc 16:2) para continuarem seu triste trabalho. Elas descobriram que Jesus havia “ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana” (versículo 9), comumente chamado de Domingo de Páscoa. Por favor, note que o sábado “conforme o mandamento” era o dia que antecede o Domingo de Páscoa.
D. O seguidor de Cristo, Lucas, escreveu dois livros da Bíblia – Lucas e Atos.
Ele disse que no livro de Lucas ele escreveu sobre “todos” os ensinamentos de Jesus (Atos 1:1-3). Mas ele nunca escreveu sobre a guarda do domingo ou uma mudança do sábado.//
9. Algumas pessoas dizem que o sábado será observado na nova terra de Deus. Isso está correto?

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor” (Isaías 66:22, 23).
R: Sim, a Bíblia diz que os remidos de todas as eras guardarão o sábado na nova terra.

Nenhum comentário: