26 de fev de 2012

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE E A BÍBLIA


Eu Sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso” (Ap 1:8).

Pensamento-chave: Nosso Deus atua na história e por meio dela. Dessa forma, Ele nos deu forte evidência para a fé.

A história humana é uma série de eventos sem sentido? Ou há um rumo central em direção a um objetivo específico, tudo de acordo com um plano? A Bíblia deixa claro que a segunda opção é a verdadeira. Os escritores da Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, insistem em afirmar que Deus dirige a história e Se revela nela.

No entanto, nem tudo na história revela a vontade de Deus: os seres humanos são livres para fazer más escolhas, que acabam influenciando a história. A questão é: o fato de que Deus atua na história não significa que Ele causa tudo que acontece. Em vez disso, significa que, apesar das maquinações e da maldade do ser humano, Deus está presente, executando Sua vontade soberana e trará a história da humanidade a um fim grandioso e glorioso.

Os cristãos acreditam que os escritores bíblicos atuavam dentro de um sistema que Deus revelou e que Ele os inspirou a registrar os eventos mais significativos da história humana. Deus muitas vezes provia até mesmo a interpretação desses eventos para que entendêssemos seu significado.
Em toda a Bíblia, os profetas usam a expressão “a Palavra do Senhor” (ou equivalentes, como “assim diz o Senhor”, “diz o Senhor”, e outras). Em resumo, o que eles estão dizendo é: “Não sou eu que estou falando essas verdades para você. Deus é quem está falando através de mim. Então, é melhor você ouvir.”

Não importa se a trajetória humana pareça muito caótica, ou aparentemente fora de controle, ela não se desenrola em um vácuo. Há uma história por trás dela, um drama, uma luta entre dois princípios radicalmente diferentes. Estamos falando, sem dúvida, sobre o grande conflito. Somente com esse pano de fundo podemos começar a entender a história humana e o significado de tudo.

Nenhum comentário: